sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Black Mirror - 2x02 - White Bear

E Black Mirror novamente retratou a sociedade de hoje como ela é.

   Eeeeeeeeita! Que episódio TENSO foi esse de Black Mirror. Mais um dos episódios que penso que poderia muito bem acontecer no nosso mundo se não fosse pelo impedimento de uma coisinha aqui ou ali. Só que não posso negar: por mais que tenha adorado o episódio, ele foi impactante em seus 10 minutos finais com o plot twist porque antes disso, pensava que tava vendo uma episódio de "terror" com toques de conspiração até que bacaninha.

   O que se trata do episódio. Começamos tudo com uma mulher que acorda sem memória, com vários comprimidos jogados no chão e quando anda pela casa, vê a foto de uma menina. Assim como ela, pensamos que a menina é a filha dela. A mulher sai de casa e vê a rua vazia. A única coisa que tem são pessoas dentro de suas casas apenas a filmando com câmeras do celular. Bem, isso e um homem mascarado que tenta atirar nela. A mulher pede ajuda pras pessoas mas ninguém faz nada. Apenas filmam.

   Quando vi essas pessoas apenas filmando, já entendi a crítica do episódio onde as pessoas nos dias de hoje, estão totalmente zumbificadas em suas telas de celulares e que agora não se preocupam mais em ajudar a quem precisa de ajuda. O negócio é filmar e compartilhar em todos os lugares pra né, terem visualizações. Né, crítica bacana mas ainda assim, não tinha ficado preso no episódio.

   Fugindo do homem mascarado, essa mulher encontra a Riley de Sense8 Jem e Damien, duas pessoas que não estavam todas "zumbificadas" que também estão fugindo dos malucos mascarados. Com eles, recebe a notícia de que um sinal fez com que várias pessoas ao redor do mundo se tornassem observadores passivos onde faziam nada. Apenas viam tudo através de seus celulares. E algumas pessoas que não foram afetadas, se tornaram sádicas e querem matar os que restam. Ai ai... eles sobrevivendo num mundo meio apocalíptico. O plano da dupla é chegar ao transmissor "Urso Branco" e destruí-lo pra que o sinal seja cortado.

   Por mais que até aquele momento tava mega tenso com todas as situações de fuga e com as duas (porque esqueci de citar que o Damien morre no processo mas abafa) quase morrendo várias vezes, ainda tava achando as coisas meio confusas. Mas ainda assim, tava gostando do episódio. Fiquei com medo delas sendo pegas por um deles e com a moça quase sendo morta. Quando chegou a parte da invasão no transmissor já pensava que finalmente o episódio iria se encerrar e todos voltariam ao normal e ai então veio o plot twist que explodiu toda minha cabeça:

   Tudo isso era uma encenação de TODOS os envolvidos, menos da moça desmemoriada. Todos estavam sabendo do que estava acontecendo e todos estavam observando essa mulher. Ai pensando "Eeeeeeita! O que está acontecendo? Por que todos estão agindo contra ela?" Foi quando descobrimos toda a verdade: a mulher sem memória se chama Victoria Skillane. Ela e seu noivo foram os responsáveis de sequestrar, torturar e matar Jemima Sykes, uma menina de seis anos que no começo do episódio achamos que seria a filha dela. Enquanto o seu noivo cometia as atrocidades, Victoria apenas filmava em seu celular. O casal foi pego após reconhecerem a tatuagem na parte de trás do pescoço dele (que é o símbolo do "sinal"). O noivo da Victoria se suicidou na prisão antes de ser julgado. A Victoria pediu perdão mas de nada adiantou e teve sua punição: reviver esses momentos de tragédia com ela sendo observada ao invés de observar.

   E terminamos o episódio com ela sendo levada de volta pra casa ao estilo "walk of shame" com pessoas tacando coisas nela e chamando de assassina e tudo mais. E na casa, é novamente colocada na cadeira, é obrigada a ver os vídeos da menina que ela filmou enquanto é eletrocutada até ter sua memória toda apagada. Num momento meu de "cagando opiniões" por aqui, fico tão confuso com esse tipo de punição. Será que realmente ela merecia sofrer esse tipo de humilhação todos os dias? Ter sua memória apagada, ter um dia de terror e descobrir que é cúmplice de um assassino e ser humilhada no fim do dia apenas como um objeto de uma diversão extremamente sádica? Obviamente não aconteceria isso num mundo real porque né? Direitos humanos e Anistia Internacional não gostariam nada disso porque é basicamente tortura. Por mais que ela tenha que pagar pelo seu crime, essa punição não me parece ser muito justa. Mas tenho muita certeza de que teria muita gente que iria pra esse "Parque de Justiça". O povo gosta de observar a desgraça alheia. D:

   Assim como tenho certeza disso, também tenho certeza que esse é um dos meus episódios favoritos de Black Mirror. Fiquei tenso e o final dele é de cair o queixo. E é um dos episódios que mais gosto de rever mesmo me torturando com isso. -Q RSRSRS Até o próximo episódio!

P.S.: Não citei a parte dos flashes de memória da Victoria porque é a apenas isso que são: flashes.
P.S.S.: Eu fiquei embasbacado com o "por trás das cenas" que foi o epílogo do episódio. Desde a chegada dos visitantes ao pós-cena dos eventos que aconteceram.
P.S.S.S.: A última regra deles é "Divirtam-se". É... se divertir com a punição de uma pessoa. Muito bacana, né? =]

Nenhum comentário:

Postar um comentário