sexta-feira, 10 de abril de 2015

Doctor Who - 3x10 - Blink

"Don't blink. Blink and you're dead. They are fast. Faster than you can believe. Don't turn your back. Don't look away. And don't blink... Good Luck."

   E é assim que é a primeira frase que o nosso querido Doctor inicia esse episódio que é considerado um dos clássicos de Doctor Who. Ouvia muito sobre o "Blink", antes mesmo de começar a ver a série mesmo e me falavam que ele é um ótimo chamariz para qualquer pessoa a assistir a série por ser um episódio do estilo Doctor Light (com pouca presença do Doc e mais dos personagens apresentados) e também por ser muito bem feito e bem escrito. Principalmente bem escrito.

   Esse vai o meu primeiro dos vários elogios que tenho pra esse episódio: o roteiro. Pela primeira vez, vou admitir que o Moffat escreveu um roteiro com diálogos e cenas muito boas. Ainda não creio que isso não virou um filme de verdade pois "Blink" é um episódio que tinha potencial pra ser um filme de terror e dos bons, por sinal. Fazia muito tempo em que não ficava apavorado de verdade assistindo um seriado. Se nas fotos do episódio eu já tinha medo de ver "Blink", após ele é capaz de sentir um pouco de mais medo ainda.

   Agora vou começar a falar sobre o que aconteceu em si ao invés do que achei. O episódio é sobre a Sally Sparrow, uma jovem que ao fotografar uma casa antiga, se depara com mensagens na parede que "conversavam" com ela e pedia pra ela se abaixar por algum motivo. Por ali, vimos qual era o motivo: um weeping angel estava perto dela. Apenas por seu início, o episódio já era bom porque se alguma coisa parecia acontecesse comigo, ia me cagar de medo. Essa coisa de algo do passado vir dialogar comigo me apavora muito e nunca que vou querer isso acontecendo comigo. Por ai que comecei a ficar com medo do episódio.

   Depois desse fato "maravilhoso", a bonita me vem e volta pra casa, levando junto a amiguinha Kathy. Bem, vamos ao momento lógica. Tem algo meio terror acontecendo, tem a amiga avulsa, tem o anjo apavorante que muda de lugar o tempo todo,... com essas coisas era óbvio que a Kathy iria se fuder no meio. E se fudeu mesmo... O weeping angel a atacou e mandou a coitada pro ano de 1920 em Hull. Achei esse negócio meio Outlander mas enfim. Por um momento, tive muita dó dela por causa dela ser mandada pra outro lugar mas se ela foi feliz no passado... fazer o que. Mas antes de ser mandado pelo passado, tem também com a Sally recebendo naquele mesmo dia e hora e lugar (como conseguiram?) uma carta da "falecida avó" do moço destinada a ela... Uma carta da Kathy, contando sua vida no passado. Claro que essa parte não foi tão assustadora mas coitada, ela foi mandada pra outro lugar sem a permissão dela. Num gosti. Partir desse ponto que comecei a ficar com mais agonia dos anjos dali.

   Nesses instantes, vemos a cena da Sally pegando a chave da TARDIS que tava na mão de um dos weeping angels e eu percebi que as estátuas SE MEXIAM quando trocam de um instante pra outro. E isso me apavorou de um jeito que não sei como explicar...


 Percebam que foi diferença de SEGUNDOS. Antes tava olhando...

 ... agora não tá mais!!! #MEDO #MUITOMEDO #CORRE

   ... e realmente correu. Pra loja do irmão dela, que trabalhava numa locadora (#SDDS) pra falar que sua querida irmãzinha foi pro passado pra morrer viajar e dizia que ela o amava muito. Nessas coisas, descobrimos umas coisinhas bem interessantes, como a Sally receber a lista dos 17 DVDs que continham como easter egg, o Doctor (com raras partes, a Martha no meio) e por lá, conversar gostoso com ela. Bem, se aquela parte na parede foi tensa, a parte de papear com um easter egg é pior ainda. Teria muito medo. Se bem que não tive muito com que me assustar quando vem essa fala clássica do Doctor:


"As pessoas presumem que o tempo é uma progressão precisa de causa para efeito, mas na verdade de um ponto de vista não linear e não subjetivo é mais como uma grande bola de wibbly wobbly, timey wimey stuff."
   Ela é tão absurda e tão genial que não resisti em quotá-la aqui. S2

   Depois de ir na locadora, foi pra delegacia aonde descobre que não era a primeira vez que desaparecia alguma pessoa por lá. Já haviam registrado desaparecimento de dezenas de pessoas e fiquei impressionado que guardaram até os carros das pessoas... E até a Tardis tava lá no meio. Fiquei como, né... Louquíssimo e #xatiado porque demonstrava que o Doctor e a Martha ficaram presos em algum lugar no passado. (Também teve a coisa de não conseguirem abrir a cabine azul mesmo ela tendo uma fechadura simples) E depois disso, o policial fofo que estava com a Sally foi atacado pelos weeping angels numa cena um tanto quanto assustadora. Me cagaria de medo ao ver um monte de estátua de anjo bizarro ao redor de uma cabine telefônica específica. Nesse ataque, ele foi mandado pra 1969, junto com o Doctor e Martha. Os 3 acabaram presos naquele tempo.

   Partir daí, e também com os vídeos que eles deixaram para a Sally e o Larry para o futuro, que descobrimos quem são os weeping angels e como eles atacam. Eles não feitos de pedra mas se transformam em estátuas angelicais quando alguma pessoa o observa. E realmente ataca a pessoa com apenas um piscar de olhos. Nesse piscar, eles te mandam no passado pra morrer. Foi isso que aconteceu com o Doctor e a Martha: os anjos atacaram eles e "the angels have the phone box". Agora a Sally e o Larry terão que realizar uma missão pra eles: irem até a Tardis, abrir ela e inserir um dvd especial que o resto seria feito automaticamente.

   Até aí, já tava meio (meio?) tenso quando o Larry tem a belíssima função de olhar por acidente um dos weeping angels. Resultado:



   Não sabia mais como reagir depois de um puta susto como foi esse. E J.A.M.A.I.S iria piscar de novo. Pra piorar ainda a situação, os desgraçados dos anjos trancaram eles por dentro pra não irem embora. Se fosse comigo, já teria sido evaporado para o passado faz tempo. E o Larry não poderia em momento nenhum desviar de olhar pro weeping angel. Melhor, não poderia sequer piscar. Quando o Larry desviou de leve o olhar e voltou pra estátua, aquilo me deu um pavor inacreditável. Sério! Eu gritei de susto vendo aquela coisa! Aliás, fiquei berrando de medo na sequencia final inteira, com eles, por algum milagre, irem pro porão, encontrarem a Tardis observada por QUATRO FUCKING weeping angels.


   Depois disso... medo. Medo demais. Medo pra caralho. As luzes piscam de propósito e os weeping angels vão ameaçar a atacar os dois. GEEEEEEENTE! Fiquei apavoradíssimo com isso. Pensava que eles não conseguiriam abrir a porta da Tardis. Mas entraram e conseguiram por o dvd... E quando a Tardis ia desaparecendo e os weeping angels "apareciam" para atacar. Sério! Pensava que tudo iria dar merda... até a Tardis desaparecer de verdade e fazer com que os weeping angels se olhassem uns pros outros, fazendo tudo acabar. (Essa é a maior fraqueza deles: eles não podem olhar entre eles. Por isso em muitos momentos eles aparecem cobrindo o rosto com as mãos) Nesse momento fiquei que nem eles: comemorando lindamente com o fim daquele pesadelo. <3 <3 <3



Acabou a tragédia <3

   Tempos depois, os dois montaram uma lojinha (awn, que bonitinho S2) e ainda tentam se recuperar do ocorrido. Até que depois, Sally vê na frente da loja passando correndo o Doctor e a Martha. A reação dela de querer seguir ele e falar com o Doc é compreensível, já que ele salvou a vida dela. Aliás, ele vai salvar a vida dela porque o evento dos anjos ainda não aconteceu "para a linha do tempo dele". Foi quando a Sally entregou TODAS as falas dos diálogos dela com o Doctor porque seria importante pra todos no futuro. Minha reação foi... sei lá. Não esperaria que seria a Sally que iria salvar ela mesma e o Larry. <333333333

   Ai ai... Por mais que aqui tivesse praticamente resumido o episódio inteiro, queria muito relatar essas coisas que senti durante os 40 e tantos minutos. Eu adorei 'Blink', realmente é um dos melhores episódios de Doctor Who, não sei se é o melhor da série porque temos 'Doomsday' pra isso. Agora entendo um pouco mais o fanatismo que o pessoal tem pelos episódios escritos pelo Moffat porque o roteiro daqui é espetacular. Queria muito que isso fosse um filme de terror de verdade porque olha... Seria um dos melhores filmes de terror que veria. Não nego que ele seja meio filler porém esse episódio é excelente pra apresentar pra qualquer pessoa que nunca tinha visto algo da série. Apenas muito amor por isso. Até o próximo texto de Doctor Who, onde comentarei sobre os últimos episódios da Series 03. (a finale de três partes)

P.S.: O que dizer sobre o Larry aparecer nu logo em sua primeira cena? HAHAHAHAHA. Ainda na frente da Sally. XD
P.S.S.: A Martha diz que foi 4 vezes na Lua. Será que ela estava contando daquela vez no início da temporada, quando quase morre?
P.S.S.S.: Segundo o túmulo da Kathy, ela disse pro futuro marido dela que a moça tinha 18 anos. Aham... Nem mesmo sua querida Sally acreditou.
P.S.S.S.S.: Depois disso, não sei se queria ver o Doctor como um easter egg num dos 17 dvds. Teria um pouco de medo.
P.S.S.S.S.S.: Por mais curtinho que seja os momentos, achei de uma fofura as cenas do Billy (o policial) com a Sally. E também gostei de ver que foi ele que botou todos os easter eggs nos discos e a lista deles.
P.S.S.S.S.S.S.: Falando neles, dizem que são 17 dvds mas só vi eles usando apenas 1. Por que?
P.S.: A cena final do Doctor falando a frase do "Don't Blink!" no fim do episódio com um monte de estátua foi pra série realmente dar mais medo em mim. O.O

Nenhum comentário:

Postar um comentário