domingo, 7 de dezembro de 2014

Doctor Who - 2x13 - Doomsday (Season Finale)

... e foi assim que Rose Tyler morreu.


   Não, ela não morreu fisicamente como é que muitos pensam. (Ainda bem) Quem morreu mesmo foi a minha pessoa por desidratação de tanto chorar aqui. Gente, que episódio lindo! Chorei bonito com o final épico e ao mesmo tempo trágico. A resolução dos arcos criados no episódio passado se resolveram completamente aqui e muito bem resolvidos. Mas o que aconteceu pra ficar tão choroso assim? O seguinteles:

   Tudo começa com o fim do episódio passado, quando vimos os quatro Daleks saindo da nava que ficava no Vazio do universo. Com eles, carregavam a Arca Gênesis, que segundo eles, possuía uma tecnologia dos Senhores do Tempo e carregava “o futuro”. Mais a frente vimos que esse futuro são simplesmente milhões de Daleks que não paravam de sair e que a tecnologia dos Senhores do Tempo que a Arca utilizava era a mesma que a TARDIS: ser maior por dentro. Só que tinha um probleminha: eles não conseguiam abrir a Arca porque precisavam do toque de alguém... Obviamente, ninguém queria tocar naquilo. Mas voltando ao que interessa, eu confesso que fiquei chocado ao mesmo tempo que fiquei rindo da morte do cientista indiano pra conseguir as informações que os Daleks precisam. Só que nada supera as sambadas que a Rose dá neles ao dizer o que aconteceu com o Imperador Dalek, lá no fim da Series 01 onde ela o transformou em pó. Foi maravilhosa a sensação sambista dela.

   Outra coisa sambista foi o primeiro contato que os Daleks tiveram com os Cyberman. Aquilo é de gargalhar até dizer chega. É muita patada um contra o outro falando da tecnologia inferior e tal. É claro que amava mais os Daleks porque eles são muito mais. Nem existe comparação. Os Daleks são muito mais malvados, engraçados e interessantes que os Cyberman porque enquanto o Cyberman que ser a nova evolução do homem, querer construir uma sociedade aonde quem não interessa é deletado (vide o vídeo de discurso, com direito a eles querendo falar com a autoridade mundial) os Daleks tão nem aí pro universo. Querem mais é extermínio e fazer a porra que quiserem. Como não adorar um vilão maluco desses? <3

   Por um momento, fiquei apreensivo com a possibilidade dos dois se aliarem porque além de ser um grande “Fudeu!” pra humanidade, também é que os Daleks jamais se sujeitariam a se aliar com um monte de lata. Dito e feito. Eles se aliaram de brinks pra espantar todo mundo no prédio e fazerem que todo mundo vire Cyberman. (Fiquei #xatiado com a dona da Torchwood virando Cyberman e gostei da fuga da Jackie no lugar)Depois de que muitos viraram Cyberman, os Daleks viraram a casaca e começou a matar todo mundo lá no prédio da Torchwood mesmo. Mesmo sendo bem tosca, adorei essa batalha. Logicamente, os Daleks é que se deram bem e estavam super prontos pra começar a dominar o mundo. Só que antes de falar da dominação Dalek...

   ... tenho que falar rapidinho da volta do Peter Tyler, vindo do outro universo. Foi tudo ok, nem senti a falta dele e a explicação de que usavam uma tecnologia da Torchwood do universo deles foi convincente pra mim. Por causa de um rompo bonito entre os universos, além de poderem viajar entre eles, os Daleks conseguiram entrar pro mundo nosso, junto com os Cybermans. Parando de falar de explicações e lógicas e indo pro lado emocional, quando vi o Peter nesse universo, já pensava no inevitável encontro dele com a Jackie. Foi lindo... mesmo sendo duas pessoas de universos totalmente diferentes e com ambos sabendo disso. Mas foda-se, foi lindo e emocionante.

   Parando com o momento “Encontros de outro universo” e focando a esse universo, nem acreditei que o toque responsável pra abrir a porcaria da Arca Gênesis foi do Mickey. Mesmo mais badass, ainda faz bosta. Quando vi os Daleks voando pra fora do prédio e aquilo se abrindo, meu olhos começaram a sangrar porque é um efeito tão mas tão vagabundo que ao invés de me sentir aterrorizado como todo mundo tava, não. Eu estava rindo como se tivesse ouvido uma piada. E o ataque deles e milhões de “Exterminate!” pra todo lado foi digno de ser uma piada mas gostei de ver. Era óbivo que eu estava torcendo pelos Daleks.

   Pra evitar toda essa destruição Dalek, o Doctor decidiu que a melhor solução é mandar eles pro "inferno" ou Vazio como chamam. Ele iria fazer uma parafernalha sinistra que iria sugar qualquer ser vivo que tivesse viajado entre os universos. Então a humanidade estaria a salvo... menos o Doctor, a Rose e o pessoal do outro lado que estava lá. Mas isso não era nada pra se preocupar. Era apenas tinha que voltar para o outro universo e tudo estaria pronto. Partir disso que veio minha primeira sessão de CREYS: Rose não quer ir pra outro universo e abandonar o Doctor mesmo que isso significasse que nunca mais veria a sua mãe. Assim, vemos a "despedida" da Jackie e a Rose. Chorei com o desespero da mãe de querer ver a filha de volta.

   Mas esse chororô não impediria de ficar maluco com o momento do Doctor e a Rose abrindo a fenda e todo mundo sendo sugado. A cena dos Daleks e Cybermans sendo sugados é tosca e sensacional ao mesmo tempo porque é um monte de borrão voando na tela. HAHAHAHAHAHA. Só que nada é mais tenso do que ver a Rose se soltando daonde estava e quase indo pro Vazio. Por um momento pensava que ela iria morrer e ficava mais e mais desesperado. Por sorte, o Peter a salvou a tempo e levou pro outro universo antes do dos universos serem selados. Agora, a segunda sessão de CREYS: a cena da parede. Tava que nem a Rose naquele momento: chorando, desesperado e gritando pra querer voltar mesmo sabendo que isso era impossível. Nunca mais ela veria o Doctor novamente... e nem deu tempo pra dizer Adeus. ='[ ='[ ='[ ='[

      Foi assim que eu morri... pela primeira vez. Se já não foi destruidor isso, o que acontece em seguir foi mais destruidor ainda, que foi a cena da praia onde o Doctor, num sonho, pediu pra Rose e os outros irem pra uma certa praia na Noruega onde ainda existia uma brechinha dos dois universos onde podem se ver por apenas dois minutos antes que tudo se feche. Dali vemos que algum tempo tinha se passado, a Rose voltou a trabalhar numa loja de departamento, a Jackie espera seu segundo filho, e tudo aparentemente voltou ao normal. Menos a Rose porque depois de tudo que viveu, jamais conseguiria ficar normal. E quando ela disse "Eu te amo" pro Doctor foi de apertar o coração... e depois vem o Doc dizendo "Essa é a última vez que posso falar isso para você. Rose Tyler..." e a fenda se fecha. NOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!! WHYYYY? WHYYYYYY? Foi foda. Tipo... meu coração tá destruído. Muito muito destruído. Nunca mais o Doctor poderá falar que amava a Rose. Nunca mais. ='[ ='[ ='[ ='[ ='[ ='[

   Com essa destruição de shipps, de corações e saída de companions que a Series Two termina. Já estou com saudades dessa garota comum que por acidente encontrou um certo homem bizarro numa loja. Eu sei que muito mais pra frente ela volta pra algumas pontas mas nada que seja tão importante. No geral, eu gostei bastante da temporada. Mesmo com muitos fillers (como o 'Love & Monsters' e o 'Fear Her'), ela é bem interessante e os plots sobre a Torchwood foram bem mais interessantes do que sobre a Bad Wolf. Tomara que a Series Three seja tão boa quanto essa foi. E já temos no episódio de Natal (e no fim desse) a entrada de uma personagem muito importante: Donna Noble, a companion da Series 4 da série. Meu coração acelerou e morri novamente. (Pela 3ª vez) Mas a opinião sobre essa rápida aparição dela será vista logo logo nesse texto. Enfim! O texto tá grande demais e queria apenas destacar do quanto eu amei o fim da Series 02 de Doctor Who. Até daqui a pouco.

P.S.: Os Daleks sempre maravilhosos. Mesmo em pouco tempo de tela, já adorei aqueles 4 doidos, que ainda por cima tinham nomes.
P.S.S.: Desde que vi os Cybermans pela primeira vez, tinha uma vontade de ver quão lindo era uma briga entre eles. A espera valeu a pena. Foi muito "Exterminate" e "Delete" num papo só. Foi muita profundida.
P.S.S.S.: Ver Daleks se cagando pelo Doctor. = Não tem preço.
P.S.S.S.S.: A presidenta da Grã-Bretanha no outro universo era a Harriet Jones. LOL
P.S.S.S.S.S.: Amei a dona da Torchwood matando os Cybermans como Cyberman.
P.S.S.S.S.S.S.: Jackie perguntando pro Peter do quão rico você era foi duma cretinice gigantesca. KKKKKKKKK


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Especial - The Runaway Bride
   Não sou obrigada a esperar uma vida toda pra me casar pra um marciano vir me sequestrar.

   Tem apenas uma coisa que detestei nesse episódio: o fato da Donna não ser efetivada como companion do Doctor na hora. Ela é super mega engraçada e definitivamente mais legal que a própria Rose (o que é dizer muito). A história desse especial, com a Donna cheia de uma matéria tal que por isso ela se transportou sozinha na TARDIS e o monstro que parecia mais uma aranha ridícula foi até legal... mas não houve muita coisa importante rolando. O que teve de importante de verdade foi a primeira citação ao misterioso Mr. Saxon, que será visto em toda Series 03 e a primeira vez que falam de Gallifrey, o planeta natal do Doctor.

   Outras coisinhas que posso dizer sobre isso são: episódio muito bom, finalmente efeitos especial bons mesmo que ache hilária a TARDIS voando na rodovia, e claro, Donna Noble é diva. Ela aceita super de boa o fato do Doctor ser alienígena e ela é doida demais. Gente... Uma pena que só volte para a Series 04 apenas.


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Tardisodes
   Tardisodes, como disse antes, são vídeos de 1 minuto que na época podiam ser pegos pelo celular e visto antes do episódio começar. Eles não são necessários para o entendimento da série mas eu gostei deles e são um bom complemento na temporada. Aqui estão como são, em resumo, esses vídeos:

01 - New Earth: São as gatas-freiras do hospital apresentando o Hospital e a sua excelencia.
02 - Tooth and Claw: A queda do cometa e 300 anos depois, um monge sendo atacado por um lobisomem.
03 - School Reunion: Mickey ligando pra Rose para investigarem uma escola que recentemente está vindo algumas luzes suspeitas.
04 - The Girl in the Fireplace: Um satélite/espaçonave sendo atacado pelos robôs e no final com o relógio da lareira se quebrando.
05 - Rise of the Cybermen: Notícias do dono da empresa dos Cybermans que está doente e desaparecimentos de pessoas na América do Sul.
06 - The Age of Steel: O surgimento da Era do Metal.
07 - The Idiot's Lantern: A vovó da história tendo sua cara engolida e a notícia da coroação da Rainha Elizabeth.
08 - The Impossible Planet: Apresentação em cima dos personagens da nave e dos Oods.
09 - The Satan Pit: Um membro avulso da nave com as marcas antigas da Besta.
10 - Love & Monsters: Victor Kennedy descobrindo a existência de LINDA.
11 - Fear Her: Notícias sobre o desaparecimento de três crianças de uma rua tranquila de Londres.
12 - Army of Ghosts: Alguém investigando e descobrindo informações sobre Torchwood e os fantasmas.
13 - Doomsday: Notícia dos ataques dos Cybermans e dos Daleks.


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

   O texto sobre a Series 02 já tá grande demais (tanto que foi dividido em duas partes) e acho que é melhor encerrar por aqui. Agora vou assistir a Series 03 e logo logo teremos o texto aqui. Até mais! =]

3 comentários:

  1. Amigo nao sei ha qto tempo esse texto foi escrito mas vim descobrir essa serie do baralho, agora!! claro qe ja ouvi falar mas nao chegava ate lá. muito bom tudo que escreve perfeito quase 100 por cento do episodio aqui muito bem analisado. hoje 27 outubro 2015. Parabéns !!!

    ResponderExcluir
  2. Acabei de assistir o último episódio da 2 temporada e estou de coração partido =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rola umas duas lágrimas só de lembrar do episódio :'(

      Excluir