sexta-feira, 29 de setembro de 2017

American Vandal - 1x08 - Clean Up (Season Finale)

Quatro anos de ensino médio definem quem você será?

   Não acredito que American Vandal terminou sua temporada inaugural pisando na minha cara dando lição de moral falando no quanto o sistema judiciário é falho, que pode mudar vidas de várias pessoas, de como um documentário pode mudar vidas de pessoas mesmo que seja um tão banal como o de investigar um caso de pichação de pintos, e ainda falar sobre do que esperar das pessoas e de como não cumprimos essa expectativa.

   Pra aqueles que queriam vir aqui saber quem era o verdadeiro autor das pichações e irem embora, já aviso para todos vocês agora: O AUTOR DAS PICHAÇÕES NÃO FOI DESCOBERTO. E sinceramente, depois do final, isso já não conseguia importar mais. Principalmente porque o objetivo do documentário foi "cumprido": inocentar Dylan Maxwell de ser o autor do ato de vandalismo. Na primeira cena do episódio já temos a prova de que ele esteve na casa de Mackenzie no horário da pichação. O vídeo que o Dylan e o Peter tinham visto era a gravação de uma partida de jogo com a webcam da Mackenzie ligada pra uma pessoa. No vídeo ela mostra os peitos pra webcam e fica se insinuando pro outro jogador e momentos depois, chega o Dylan com a ração de cachorro que trouxe. Conclusão com isso: tanto Dylan como Mackenzie não picharam os carros e eles possuem agora um álibi concreto. Porém descobrimos também que Mackenzie traia o seu namorado. =\

   Com a inocência de Dylan comprovada, ele já voltou imediatamente pro colégio. Sinceramente, por mais que soa até mesmo hipocrisia ver aquele mar de gente feliz com ele de volta, falando que ele faz muita falta, eu curti de ver essa recepção calorosa depois de tanto tempo sem ir na escola. Quem não gostou disso foi o Alex, que passou o tempo todo com cagaço do Dylan fazer uma vingança com ele. Se bem que a "vingança" com ele jogando o pedaço de pizza no chão não é aqueeeeela coisa mas tá valendo. RSRS E adorei ver também o Dylan todo "dedicado" aos estudos. Ainda é um péssimo aluno mas o seu mal comportamento está zerado. A cena dele com a Sra. Shapiro... posso definir como algo agridoce. Ela admitiu que errou em julgar ele pelas pichações mas ainda assim, não vai esquecer das outras atitudes dele e já confessou ter julgado ele por conta de seu irmão, que ela também não gostava dele. É né, Dylan... Não foi dessa vez que ouviu um perdão decente dela.

   Quando já até pensava que as coisas se encaminhavam pra um fim "feliz", começamos com o primeiro drama: como era de esperar, depois de todo documentário e tal, Mackenzie terminou de vez com o Dylan e sem chances de voltarem pois ela quer recomeçar tudo e sem ele na vida dela. Depois temos ele descobrindo que não foi aceito na faculdade que queria. E pra ajudar um pouquinho mais pra ferrar a vida dele, ele viu na festa pós-baile de formatura (festa que comentarei logo) o documentário pela primeira vez e ficou chocado que NINGUÉM acreditava nele e tava todo mundo sendo um falso amigo dizendo que gostava dele desde sempre. Também ficaria bem incomodado ao perceber que praticamente todas as pessoas que você conhece te julgam como um moço baderneiro e não veem nada além disso, esquecendo que ele também é uma pessoa. Não está sendo um bom dia pra ser Dylan Maswell mesmo. *_*

   Como comentei no parágrafo atrás, nessa finale tivemos a festa pós-baile que foi bem divertida. Claro que é nada se compararmos com a festa da Vovó rsrsrs... Mas teve muita bebedeira, Dylan sabendo verdades e revelações. Vou falar a parte menos importante de tudo, que foi Sam e Gabi se reconciliando. Foi bonitinho ver Sam pedindo desculpas por tudo que fez no documentário e ele também achou que o negócio começou a ter uma proporção gigantesca e que não percebeu que isso machucou outras pessoas. O mesmo houve na conversa da Sara com o Peter. A Sara tinha nada a ver com o caso da pichação mas a vida pessoal dela foi toda exposta, como a lista de ficantes e de ter transado com o namorado de uma amiga dela. Tudo isso só pra provar quase nada. Apenas pra verificar se o Alex era um moço confiável ou não. Papai dela gostou nada de saber disso. E outra coisa bem interessante na festa foi ver o Ming quase entrando em coma alcoólico e ver a Christia desesperada perguntando pras pessoas se alguém sabia fazer massagem cardíaca. Felizmente o Ming se salvou mas pegou mal pra Christia. Não tinha sido ela que sabia fazer massagem cardíaca? Hummm... Suspeito.

   Com isso, Peter e Sam criam a Teoria Christia porque temos a possibilidade dela ter pichado os carros. O álibi dela é fraco e descobriram também que foi o namorado dela que foi o instrutor de primeiros socorros. Ai que conveniente, né? Pedir pro boy uma declaração dessas ai fica fácil. Mas e o motivo? Não podia ser apenas político. Tinha que ser algo a mais. Ai lembraram que ela já tinha treta com o professor de educação física (o primeiro que teve o carro atacado), com um vídeo do professor provavelmente a humilhando depois de um protesto. Motivo já tem. E sobre do gesso na perna, bem... Ela poderia ter apenas apagado as imagens das câmeras enquanto o seu namorado pichava os carros. Pra mim, de todas as teorias que todo mundo criou, essa é a que mais tem sentido e é coerente. Mas que mesmo assim, ninguém poderia acusar ninguém. Especialmente com o fato de já ter passado todo o auê do documentário e de terem inocentado o Dylan. E assim como o Peter, jurava que naquele momento pós-formatura, teríamos a Christia se culpando pelo ato de vandalismo mas pelo visto... não tinha sido ela mesmo. E infelizmente, teria de concordar com ela. Afinal, ela era a que mais se empenhava pela luta da inocência do Dylan na escola, fora o Peter e Sam. Por que ela iria fazer campanha "Free Dylan" se ela era a culpada? =\

   E quando já estava me preparando pra comentar as considerações finais da temporada, *BOOM* vem o momento onde descobrimos que o Dylan foi preso por ato de vandalismo, onde temos o vídeo dele pichando a garagem da Sra. Shapiro com um pinto... idêntico ao que apareceu nos carros dos professores. Aí minha cabeça bugou na hora porque pensava: "Então era o Dylan o tempo todo? E como ele conseguiu chegar na casa da Mackenzie?" Aí percebi que tava sendo burro e deixei isso de lado dois minutos depois. E entendo as motivações do por que o Dylan fez isso. Ele estava frustrado com tudo e com todos. Perdeu seu amor, sua chance de sair daquele lugar, quase ninguém era confiável, a professora desacreditava nele mesmo com sua inocência,... Não é difícil perceber que teve que descontar tudo isso com aquela pichação. Assim como não foi difícil dele se tornar a pessoa que todos julgavam que ele era: um moleque que é sempre considerado como o vilão da história.

   Como falei no início, não sabemos o verdadeiro culpado do ato de vandalismo mas ainda assim, não senti como uma perca de tempo ver os oito episódios de American Vandal. A série tem uma premissa boba e eles levaram bastante coisa a sério com o plot absurdo que tinham e fizeram do que seria uma comédia galhofa pra quase que um drama teen pra pensarmos nas atitudes que temos com nossos amigos e da forma como julgamos as pessoas. Nós vimos Dylan Maxwell ser expulso de sua escola sem ter nenhuma prova contra ele. Foi expulso pela sua reputação. Não pelo ato. A série me fez concluir que devemos parar muito de fazer julgamento de pessoas sem conhecer as mesmas. Pra encerrar os textos da temporada de American Vandal, deixo aqui o monólogo final que o Peter disse para todos nós no fim de seu "documentário". Foi um prazer escrever todos os textos por aqui e se tiver uma segunda temporada... até mais!


"Considere por um momento o tipo de pessoa que picharia pintos em carros no estacionamento dos funcionários. Como ela seria? Com quem ela andaria? Onde ela sentaria na lanchonete? Que tipo de notas ela teria? É isso que está imaginando? Provavelmente, não. E ele? Ou ela? Ou ele? Eu decidi examinar o caso contra Dylan Maxwell para descobrir se ele era culpado ou não do vandalismo de 15 de março. Eu ajudei a provar, sem sombra de dúvidas, que Dylan Maxwell era inocente. Ele foi expulso injustamente só por sua reputação. Para ser justo, é uma reputação que ele mereceu. Detenções, suspensões, inúmeros confrontos com autoridade. De acordo com o corpo docente, 'Dylan não tem reabilitação'. Uma breve declaração assertiva. Há quanto tempo você acha que o corpo docente pensa assim? Essa opção foi marcada desde o primeiro dia? Esse carimbo de deficiência foi reforçado ano após ano, classe após classe? Repetidas vezes? Após quatro anos, se várias pessoas começam a vê-lo de um jeito... você começa a acreditar que elas estão certas? Quem você acha que é essa pessoa? Seja lá o que estiver pensando, provavelmente está errado. Bom. Mau. Inocente. Culpado. É muito fácil julgar. Professores fazem isso, alunos fazem isso. Até eu sou condenável por isso. O ensino médio compreende só quatro anos da sua vida. É uma época com mais perguntas do que respostas. Como alguém pode permitir que quatro anos o definam? Como uma pessoa pode achar que quatro anos bastam para saber que tipo de pessoa ela é?"

2 comentários:

  1. Excelente leitura sobre a primeira temporada, amei.
    O bom da segunda é que temos respostas.

    ResponderExcluir