sexta-feira, 27 de junho de 2014

Carnivàle - 1x03 - Tipton

Aleluia, glória a Deus!


   Mas que episódio FODA foi esse de Carnivàle. Tudo estava em perfeita harmonia e mesmo já achando os outros dois episódios até bons, achei esse tão mas tão bom... E eu fico "desprezando" ela pra dar prioridades a outras coisas... (Mas outras coisas é Sex and the City mas abafa)

   O episódio começa quando o circo chega em Tipton, mas o pessoal não aceita o circo. Ainda mais porque eles estão pobres, tão pobres quanto eles, e não seria nada legal tirar dinheiro de pessoas que nem tem dinheiro para comer. Mas eles não esperavam por uma coisa chamada Ben Hawkings porque a menina do primeiro episódio reconhece ele e acabou ganhando fama de curador e criou aquele alvoroço enorme na cidade toda. Agora o coitado virou o centro das atenções por acidente.

   Aproveitando esse alvoroço que fizeram com ele, aquele anão-chefe-do-circo quer apresentar agora o circo como um show beneficente e "doar metade para a igreja local". Só digo o seguinte: mas que bando de aproveitadores. Eles acham super errado ter um circo por lá porque não podiam "arrancar mais dinheiro" dos pobres, mas é bem correto fazer isso virar uma coisa religiosa e arrancar dinheiro dos fiéis. Parabéns... Vocês são tudo da mesma laia. (Bem, menos o circo porque eles realmente precisam de dinheiro)

   Já que agora o circo virou igreja, quero falar sobre o que achei daquele show encenado do Ben "curando" a mulher que não podia andar. Os fiéis fervoroso gritando Jesus, todo mundo de mãos dadas, o padre bem charlatão... AQUILO FOI UM TAPA NA CARA DAS IGREJAS QUE FAZEM CURAS MILAGROSAS. Mostrou de forma bem direta que tudo não se passa de uma encenação totalmente mal feita, mal atuada e sabe que é pior? Os fiéis acabam caindo nisso. E isso ocorre até hoje com várias igrejas e nem apenas a católica. São várias que realizam esses negócios de curas milagrosas, exorcismos, "água santa vinda do Jordão",... Essas coisas desmerecem tanto a parte bonita da religião e fazem com que o lugar que seria feito para nos ligar-mos à Deus fosse mais um... circo.

   Deixando a crítica séria de lado, eu fico feliz que estão dando respostas pros misteriosinhos que a trama nos oferece. Descobrimos a localização de um dos donos da fazenda que é da foto da mãe do Ben, que seria a véia quase morta. Por lá vimos que o dom dele é uma benção e uma maldição. Se curar alguém, algo saí em desvantagem. Vide aquela cena final do piloto, com a plantação morrendo enquanto a menina voltava a andar. Por isso que ela não queria ser tocada no culto, pra evitar que alguém morresse naquele monte de gente que estava perto. Antes dela morreu, falou pra ele ir pra Babylon, Texas. E agora a série vai seguir viagem pra Babylon e #ansioso pra saber mais sobre essa história dos dons de cura do Ben.

   Enquanto na história do padre Justin, tudo continua muito tenso. Aquele culto fervoroso da nova igreja dele me deu medo. Muito medo. Depois tivemos a cena que alguns não aceitaram que a igreja dos emigrantes fosse lá, tanto que ameaçaram de demolir o local. Claro que o Justin não aceita e "por acidente" faz um dos homens de lá ficar sem ar. Nem sei como ele não morreu.

   Com uma ótima crítica para a religião em si, esse episódio de Carnivàle foi um excelente episódio. Agora estou bem animado em querer continuar a ver a série. Principalmente por ver que sua história já está começando a andar.

P.S.: Aquele piti maluco da Sofie com o Ben foi de lascar. Acabei entendendo praticamente nada no final.
P.S.S.: Fiquei impressionado com a pobreza da região. Parabéns a produção por ter me feito comprar a ideia de que lá era um lugar miserável mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário