quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Red Band Society - 1x01 - Pilot (Series Premiere)

"Sorte não é conseguir o que você quer. É sobreviver ao que você não quer."

   E essa, junto com "Todo mundo pensa que quando se vai para um hospital, a vida para. Mas é ao contrário, a vida começa" são as frases que definem perfeitamente o piloto de Red Band Society, nova série da FOX pra essa Fall Season que de longe, é uma das melhores estreias do canal em anos. Como dizia no texto das estreias, a dramédia é uma adaptação da espanhola/catalã Polseres Vermelles e é centrada na vida dos pacientes da ala pediátrica do Ocean Park Hospital, de Los Angeles, que formam um grupo de apoio (a Red Band Society do título) devido a amizade deles.

   Foi tudo o que esperava. Eu estava esperando uma série leve com boas doses dramáticas e foi isso que aconteceu. Adorei Red Band de coração. Super gostosinha de se assistir até mesmo quando a situação fica bem dramática. E gostei de todos os personagens que fomos apresentados. Vamos lá para as apresentações deles aonde temos:

A Sociedade da Tira Vermelha
- Charlie, que é o narrador da história. O personagem está em coma e fica "viajando" com o espectador durante a narração e fica conversando com outros pacientes quando eles ficam inconscientes. Interessante é que mesmo em coma, ele consegue ser um dos mais cretinos daquele lugar. HAHAHAHAHAHA

- Leo, o líder rebelde e fundador da Sociedade. Pra mim, de todos, ele é o mais ferrado da série. (E deve ser por isso que ele é um dos favoritos) Ele já veio na série com a perna amputada por causa do câncer que tem e perdeu seus cabelos devido a quimioterapia. Namorava a Emma e relutou com a presença do Jordi pra dividir seu quarto. Mas depois acaba fazendo uma amizade bonitinha com ele.

- Dash, amigo do Leo e tão rebelde quanto ele. Ele possui fibrose cística nos pulmões e não hesita em utilizar esse motivo pra fazer o que ele bem entender. Vide a cena do mercadinho, do estacionamento e dele cantando a enfermeira bonitona.

- Jordi, novo colega de quarto do Leo. Eu estranhei a forma de como ele chegou, que veio sozinho, com apenas suas roupas e todo pronto para cirurgia de amputação de sua perna direita devido a osteosarcoma. Com certeza ele ainda vai querer algo a mais com a Emma. A cena da dancinha dos dois foi a prova de que no futuro, eles terão alguma coisa a mais.

- Emma, "The Girl Next Floor", ela é pra mim a menos problemática do grupo, junto com o Dash. Ela está internada devido a sua anorexia. Confesso que nunca passou pela minha cabeça a anorexia dela porque afinal, ela tava "gorda" demais para isso. Só sei que tem isso porque ela não encosta na comida quando recebe sua refeição.

- Kara, que junto com Jordi, é a mais nova a ficar internada no hospital. No início do episódio vemos que ela é mais uma daquelas cherrios genéricas: bitch e que despreza todo mundo por todos serem inferiores a ela... Até o dia em que ela desmaia, torce o pulso e descobre que tem um problema no coração, precisa de um transplante urgente mas como ela fuma e usa algumas drogas, a Kara é a última na lista de transplantes. Foi aí nesse momento que comecei a ficar mega triste por ela e a me importar com ela de verdade.

   Temos também o pessoal que trabalha no hospital, que também são maravilhosos. Primeiramente, a Enfermeira Jackson a.k.a. Scary Bitch. Octavia Spencer está lindamente perfeita no papel como enfermeira mãezona que briga com seus "filhos" e ajuda eles de vez em quando. Ele tira o celular da Kara, dá sermão nos meninos por terem ido buscar bebida fora do hospital e no fundo, ama todos como se fossem os filhos dela. A parte dela pedindo pra que levassem pizza pro quarto da Kara e Charlie é muito bonitinha. Amei ela demais. O Dr. Jack McAndrew é charmoso, não nego. Mas nesse primeiro episódio ele não mostrou pra que veio. Ao menos, tenho certeza que ele terá uma importância maior no futuro da série. Sobre a Enfermeira Brittany, achei ela bem bobinha. Ela será um baita alívio cômico junto com o enfermeiro amigo da Jackson. Eu ri com o constrangimento dela quando o Dash deu uma baita cantada nela ao dizer que ele queria perder a virgindade com ela antes de morrer. Foi muito engraçada a cena.

   Chega de enrolação e vamos ao resumo + pitacos da trama central desse piloto. Além de, obviamente, servir como apresentação geral dos personagens principais, temos a chegada de Kara e Jordi no hospital. Já tinha citado acima os motivos da entrada deles, principalmente o da cheerio. Sobre o Jordi já temos um pouco mais de história por aí. Ele veio para a amputação de sua perna direita devido a um câncer. E gostei de como se desenvolveu (e acabou rapidinho) o conflito entre ele e o Leo na parte do quarto pois afinal, o Leo não queria mais uma pessoa com ele. Foi da mente do Leo a ideia de fazer uma festa em comemoração da amputação do novato porque afinal, o Jordi conseguiu vencer uma etapa da luta contra sua doença e por que não comemorar por estar vivo pra contar mais essa história? Ideia válida e até bonitinha. Mas o que não é bonitinho é ver esse bando de adolescentes "fugirem" do hospital pra comprar bebida pra essa festa. Fazer o que... São adolescentes. Achei tosquíssima a parte do Dash usando sua fibrose pra "espantar" os policiais que barraram eles na entrada do hospital. Não funcionou para a enfermeira Jackson mas tudo bem. Ela é a mãe de todo mundo então tá perdoado.

   Que bom que essa festa não foi de arromba (por que né?) mas foi tudo tão bonitinho e tão simples. Apenas os cinco lá cantando, bebendo e conversando. Partir daí que surgiu do Leo, a criação da "Sociedade da Fita Vermelha", a Red Band Society onde cada um recebeu uma fita/bandana vermelha de cara cirurgia do garoto que teve e todas representando o mesmo significado: a união e o apoio mútuo entre um e outro. Todos serão amigos e todos se ajudarão. Confesso que ficou meio confuso pra mim da forma como criou isso (deve ser porque vi sem legenda aqui. Em breve verei o legendado) mas tudo bem. Pra acabar o plot da perna, eles fazendo desenhos na perna que seria amputada foi sensacional e foi muito bonita a "última dança" que ele teve com a Emma antes do dia da cirurgia. Sem falar da conversa do Leo com o Jordi (e Jackson ouvindo de perto) se o que ele vai sentir vai ser dolorido ou não, que é um momento muito forte no episódio. Lindo, tudo muito lindo.

   Para querer encerrar a já "finalizada" história da Kara, tenho duas partes pra acrescentar. Primeira, é que fiquei muito sentido com todos do colégio "abandonando" ela justo num momento crítico da vida dela, como o de esperar para um transplante de coração. OK, ela é uma vadia sem coração (coisa irônica do destino, a sem coração precisa de um coração) e malvada com muita gente mas pra mim, é algo que não depende muito da personalidade da pessoa. Tive muita pena dela. E outra parte é quando ela desmaia novamente e começa a ter um diálogo maravilhoso com o Charlie, que faz dois pedidos pra ela fazer antes de acordar. Primeiro, é o de comprar várias pizzas pra ver se o cheiro delas o façam acordar do coma. Oi? HAHAHAHAHA. Só tive pena que isso aconteceu mais no fim do episódio e não, o Charlie não acordou. E o segundo pedido era pra ela dizer pro pai dele que "não tinha sido a culpa dele". Obviamente, foi lindinho o momento onde ela disse isso pro pai dele, que era o homem que cantava todo dia pra ele.

   Ficou bem na cara a minha opinião sobre Red Band Society: de que amei de coração e que é uma das melhores estreias desse ano fácil. A FOX acertou em cheio na adaptação da história espanhola. Logo, logo vou escrever minhas opiniões sobre a versão original (que dizem que é superior a essa ótima versão americana) por aqui. Com certeza vou acompanhar a história até o final. Torcida pra que dê muito certo com a estreia, que será hoje mesmo. (dia 17 de Setembro de 2014) Até semana que vem, com o segundo episódio.

P.S.: Como toda série, vai acontecer um triângulo amoroso entre Leo, Emma e Jordi. Sim ou sim? Se bobear, vai ter é um quarteto amoroso, já incluindo a Kara.
P.S.S.: Antes que me esqueça, gostei sim do velho hipocondríaco. Ele é um personagem mega divertido com os jovens e os médicos.
P.S.S.S.: Criar plot ao redor de uma perna me lembra tanto da Arizona disgrassada de Grey's Anatomy. A diferença é que aqui foi leve, tem final "feliz" e não foi irritante.
P.S.S.S.S.: Achei engraçadíssima a "amiga" da Kara que faz boca-a-boca nela quando a mesma desmaia. Será que veremos mais ela na série? Tomara que sim.
P.S.S.S.S.S.: Interessante ver que logo no piloto já temos "todos" os adolescentes usando drogas. É maconha, álcool, cigarro, cocaína,... Já começou politicamente correto. #NOT
P.S.S.S.S.S.S.: A trilha sonora do episódio foi algo de ser elogiado em parte. Temos "How to Save a Life" do The Fray e "Every Teardrop is a Waterfall" do Coldplay como parte dela. Mais um ponto positivo pra Red Band Society.
P.S.S.S.S.S.S.S.: As coisas que podem prejudicar o sucesso da série são tristes: pessoal adolescente dos Estados Unidos não tem costume de acompanhar séries desse tipo de temática. E junta isso com a produção do Spielberg, que é uma âncora na TV aberta e passar na FOX, onde recentemente está recebendo números bem ruins em todas suas produções, acaba fazendo com que o sucesso da série seja bem comprometido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário