domingo, 16 de novembro de 2014

Broadchurch - 1x01 - Episode 1 (Series Premiere)

Quem matou Danny Latimer?


   Essa é a pergunta que ronda em Broadchurch, uma produção da emissora inglesa ITV sobre o desaparecimento (e depois, a confirmação de um assassinato) de Danny Latimer, uma simples e inocente criança. (ou é o que o que achamos) A princípio, Broadchurch foi planejada pra ser uma mini-série (tanto que ela tem um final fechado) mas devido ao sucesso, de mini-série virou série e ganhou uma segunda temporada. (Sem previsão pra estrear) Mas parando de blá blá blá, vamos ao que interessa.

   Primeiramente, a série é lenta. Não esperem assistir algo agitado e com ação porque tudo é bem focado na dor da perda de um filho, nas consequências, na cidade abalada pelo crime,... Isso significa que é ruim? Pelo contrário. Gostei do jeito como retrataram a trama. Segundo, Broadchurch é linda visualmente falando. Eu sei que é forçação de barra sempre aparecer uma cena de praia ou mar mas ainda assim, é preciso. Mais um ponto positivo. Terceiro, não gosto de tramas policiais mas eu gosto de histórias tipo "Quem matou quem?" como Twin Peaks (que juntou mistério + bizarrices) e The Killing. Ou seja, em maior parte do tempo sou pego "de trouxa" porque nem sempre resolverão o caso do assassinato e fico fulo da vida... mas né, sempre estou lá, assistindo mais uma série assim. HEHEHE Deve ser por isso que fiquei bem empolgado com a história de Broadchurch e tou interessado em ver os 8 episódios da primeira temporada que irei enrolar loucamente pra ver e escrever aqui.

   No começo, vemos a detetive Ellie Miller (que, de longe, é a melhor e mais interessante personagem) voltando pra polícia de Broadchurch depois algumas férias e descobre que foi substituidíssima pelo Doctor detetive Alec Hardy, que pra mim, ele é um homem arrogante. Sério mas arrogante. E pulando o mimimi surgido pela notícia, vem outra notícia mais interessante: o corpo de um garoto foi encontrado na praia da cidade. O menino era o Danny, um dos amigos do filho da Ellie. O fato chocou a cidade inteira, já que esse tipo de situação quase nunca ocorreu na cidade. A princípio se cogitou a possibilidade da criança ter se suicidado, já que a praia fica próximo a um abismo. Mas quando viram sinais de estrangulamento e de que a "queda" do menino não condiz com a localização do abismo então perceberam que o garoto tinha sido assassinado.

   Foi bem forte as cenas da mãe correndo até a praia e ver o corpo do seu filho, a reação da família com a notícia da morte da criança e com o descobrimento que o Danny tinha sido assassinado e não cometido suicídio,... Foi bem cruel e real aquilo. Parabéns pros atores, que conseguiram convencer a dor da perda. Mas o que foi tão ruim quanto a morte dele, foi a mídia em cima da família. Quando o intrometido do Olly desconfiava de que o corpo era do Danny (e tinha "confirmado" com aquela maldita ligação pra Ellie) e depois postou as suspeitas no twitter foi uma merda gigantesca pra família porque eles pediram pra que a investigação ocorresse de forma discreta e sem mídia. Com a cagada toda feita, o episódio se encerra com o Alec numa coletiva de impressa, falando sobre o caso, com a cidade inteirinha vendo, e dizendo aquela coisinha de "vamos descobrir quem assassinou a criança".

   No fim, é mais isso que tenho pra dizer sobre Broadchurch. A série é intrigante, bem feita mas é tudo construído da mesma forma que muitas outras séries do tipo "Quem matou quem". Tomara que leve muitas sambadas na cara e que fique surpreso com o assassino. Até mais.

P.S.: O Danny aparentemente era uma criança bizarra. Sim ou sim?
P.S.S.: Tou cagando sobre o fato da irmã do Danny namorar escondido. Se bem que por culpa dela que o Olly mostrou o caso para o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário