terça-feira, 4 de novembro de 2014

The Affair - 1x01 - Episode 1 (Series Premiere)

 Nem sempre as histórias possuem um lado.


   E essa é a proposta que The Affair mostra. A nova série da Showtime vem contar um caso policial que envolve traição de um modo bem diferente do habitual. Invés de vermos apenas um ponto de vista, o público vê a mesma história em duas visões completamente diferentes. Nisso eu gostei bastante porque não se você sempre uma série onde o episódio piloto é literalmente dividido em duas partes: uma na visão do Noah e outra na visão da Alison.

   ... MAS não significa de que me empolguei pelo que vi. Gostei do episódio, a trama é bem construída, os atores estão muito bem nos seus papéis e a dupla visão permite histórias bem interessantes e provar do quanto em uma narração, a situação foi completamente diferente da outra. Porém,... sei lá. Isso não combina pra ser uma série de uma história estendida. É um misto de gostei e não gostei. Ah... vamos lá. Como no piloto, decidi comentar em partes separadas.

PARTE I - NOAH SOLLOWAY
   Aqui sabemos o seguinte: Noah Solloway é um professor que acabou de entrar no ramo literário, com seu primeiro livro publicado e com a editora querendo um segundo livro dele. Para buscar mais inspiração, ele vai viajar com sua esposa e quatro filhos, que ele J-U-R-A que ama demais mesmo em momento nenhum isso fosse demonstrado. E o que falar dessa família que é tão normal e tão saudável... Logo no começo da história tem o caso do filho que se finge de suicida e simula seu enforcamento. Essas crianças de hoje em dia, né? Tantas brincadeiras boas...

   E antes de chegarem ao destino, a família para num restaurante de beira de estrada pra comer e aí que acontece algo: a filha dele se engasga com uma bolinha de gude (?) e Noah salva sua filha. Nisso ai, ele conhece Alison, uma bela garçonete que ficou emocionada com a atitude do homem. Partir dai que a história do affair/traição entre eles. Começou com esses olhares, depois vem a cena da praia, onde eles se encontram por acaso (dessa vez, sem ironia) e conversam e tal... Depois vem aquele papinho escroto dela de "ai, eu tenho um chuveiro externo. Quer conferir?" Ain,... piranha. Claro que o marido super recusa porque ele é casado, ama a família e zzzzz... E no final, tudo termina com flashes com ela sendo estuprada dando pro Cole. Achei muito ozado.

   Como perceberam, mesmo não me sentindo entediado, não gostei dessa parte machista da história. Se parasse o piloto por aqui, acharia a série bem bleh e ruinzinha.

PARTE II - ALISON LOCKHART
   Agora vamos ver o ponto de vista da mulher. Alison Lockhart é uma garçonete, casada com Peter Bishop Cole e vimos ela fazendo muito sexo com ele o tempo inteiro. Muito sexo mesmo. Com o decorrer da narração dela, descobrimos que o filho dela havia falecido e que por isso ela ficou um tanto quanto desesperada quando viu a filha do Noah se engasgando. Eu acredito que o filho dela tinha se afogado ou algo do tipo. 

   Partir daí que começamos a ver algumas diferenças dos pontos de vista de cada um. Na visão dela, ela que salva a menina, não o pai. Depois da cena no restaurante temos a cena dela lendo "Peter Pan" no túmulo da criança e achei aquilo muito triste e muito bonito. Em seguida, vimos o jantar de família dos Lockhart, com um Cole meio que frustrado ou coisa do tipo. Ao menos, isso que deu a entender a mim. Dai, o resto foi algo "parecido" como na visão anterior: do dois se encontrando na praia, a cena do chuveiro externo (com diferença que aqui é o Noah quer ver o chuveiro) e o final, com o Cole estuprando fodendo a Alison com força, com diferença de que enquanto numa visão parecia que eles brigaram, na visão dela, o sexo foi uma "reconciliação" ou algo do tipo.

------------------------------------------------------------

   Tudo isso pra que no fim de cada visão vermos os personagens num interrogatório policial. Pelo que deu a entender, tudo que vimos no piloto é flashback de algo de muitos anos atrás e que houve algum crime que não sabemos qual. Provavelmente a temporada será sobre esse crime, enquanto conhecemos mais sobre todos os personagens.

   Se vou querer acompanhar? Hummm... Não, obrigado. A série é boa sim mas não sei. Simplesmente não consegui sentir apego por ela. Isso era um problema que tinha desde as promos disso: eu não conseguia me importar com nada na série. Nenhum plot me empolgou por mais bem construidos que fossem. Tanto que me enrolei pra assistir e pra escrever sobre ele. Mas né... É assistir pra ver se vocês curtem. Muita gente adorou enquanto achei mais ou menos. Só penso em voltar pra The Affair somente quando a série acabar e todos amarem o seu fim. Então até mais.

P.S.: Os filhos do Noah são muito empatadores.
P.S.S.:  A Alison tá muito acabada na visão dela enquanto na visão do Noah, ela está linda demais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário