segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Six Feet Under - 1x12 - A Private Life

Vidas duplas mas apenas uma verdade.


   No último episódio, falei que Six Feet Under brincou com os meus sentimentos, certo? Então, a série DE NOVO fez a mesma coisa e teve o "belíssimo" feito de ser mais destruidor ainda. Se o 1x10 não fosse tão "bobo", esse seria o QUATRO episódio seguido que a série me deixa no chão logo nos seus primeiros minutos. Vocês querem me matar, é isso? Outra vez eu estou numa poça de lágrimas jorradas por esse episódio, que foi mais uma vez, magnífico do começo ao fim.

   O morto da semana do episódio é sobre o caso de um jovem que espancado até a morte por ele ser homossexual. Quando assisti a morte dele, confesso que tive de dar uma pausa antes de prosseguir o restante do episódio. Eu fico chocado com morte de criança porque é triste ver por ser algo tão real como aquilo. Sempre vemos em noticiários esse tipo de notícia de gays que são atacados a lampadadas, socos e afins e ficamos pensando no por que desse mundo ser assim tão intolerante, tão "mente fechada"... Fico ainda mais arrasado que esse tipo de pessoa não perdoa nem no momento do funeral do jovem, onde deveria haver um pouco de respeito, no mínimo. Depois ficam falando que são eles que estarão condenados a danação eterna. Mas com esse tipo de atitude, quem é que realmente está condenado?

   Por se tratar de algo sobre os homossexuais, não seria estranho ver o Dave envolvido na história. Depois desse crime horrorendo, ele se prontificou a fazer o embalsamento do jovem. Eu adorei TODOS os diálogos dos dois. E a maior parte deles tão cheios de sinceridade e tão cheios de realidades que aquilo me deprimia muito. Ele afirmando que por conta de sua sexualidade, ele possui mais pessoas que o odeiam do que o amam, mesmo "sabendo" que muitas pessoas prestaram uma homenagem a ele... Aquilo me deu uma angústia profunda.

   Outra cena de angústia, mas sem ser sobre o morto, foi o momento onde o David finalmente "se assumiu" para alguém de que ele gostava de homens. Essa primeira pessoa foi o Federico. Eu sei que depois o negócio vai se resolver mas me bateu uma tristeza profunda ver o Federico falando pra ele que isso não é algo pra se comentar. Tudo bem, entendo que ele falou uma "meia verdade" afinal, sexualidade é algo íntimo. Mas do jeito que ele soltou essa afirmação não me agradou muito. Que se resolva isso na finale.

   Por último, a melhor parte do episódio inteiro: a conversa que o Dave teve com a sua mãe e finalmente se assumindo. Foi tão linda a cena. Mamis acabou o aceitando, dizendo aquela mesma coisa de sempre. O famoso "você é meu filho e nunca precisei que me obrigassem a te amar"... Ou algo do tipo. Foi de longe, um dos momentos mais tocantes da série.

   Contrário de como foi a cena acima, toda a parte do Nate e da Brenda sobre o Billy não foi tocante. Foi assustador. Já começa tenso com a cena da briga da Brenda com o Bily pra ele sair de casa e pegar as chaves dele. Aí ele começou a destruir a casa e dizer que ele vai tomar direito os seus remédios e etc. Fiquei que nem Brenda: acreditando em absolutamente NADA dele e mandando ele embora.

   Depois vem a parte onde o Billy faz "um trote" pra ele ter que buscar um corpo num lugar X. Ele vai lá e vê fotos da Claire e da Claire ficando com ele. Partir daí, o cagaço foi livre. Já ficava pensando que ele tinha feito uma coisa bem tensa com a irmã dele. Depois de descobrir a "pegadinha do Malandro"feita por ele, o Nate fez o que uma pessoa normal faria: pedir pra ele se afastar de Claire, pelamor de Deus. Aí veio a primeira briga de facas com o Billy que apenas intensificou o meu medo por ele e ai ele conta sobre o ex da Brenda. Mais uma vez, aquela mesma história de antes voltou: Brenda não consegue confiar no Nate e ai eles "terminam".

   Mas o negócio só pegou fogo de verdade quando Billy INVADE a casa da Brenda, mostra a tatuagem removida com a faca e com ele querendo tirar à força da tatuagem dela também. Alguém controla esse homem, por favor? Claro que fiquei nervoso do começo ao fim com a cena inteira. E foi só após esse ataque tenso, com ele no hospital, que finalmente Brenda aceita a ideia de que é preciso internar o Billy num hospital psiquiátrico. Ainda não acredito que esse seja o fim da história do Billy. Sinto que ainda tem coisa pra falar.

   Pra terminar, vimos aqui a Claire tendo alguns diálogos bem interessantes com o psicólogo da escola. Por mais que tenha adorado as cenas, confesso que não houve (pra mim) algum momento que me destacasse. Gostei de ver o momento onde ela diz sobre a overdose do Gabe e falou pra ele que tem medo de que ela se torne invisível pra ele. Depois disso, na cena do carro, foram apenas lágrimas. Rolou lagriminha no momento onde diz pro Gabe que ela tem medo de perder ele. Ela ficou meio abalada quando soube da notícia dele hospitalizado. Não sabemos se ela vai estar preparada para uma outra bomba assim.

   Agora, faltando um episódio pra encerrar sua temporada, Six Feet Under é definitivamente uma das melhores coisas que já assisti na vida. Isso sem antes de conferir as outras temporadas, de tão convicto que estou. Até agora, não tenho nada do que reclamar. Tenho apenas medo por causa do Billy... e um pouco de tristeza por causa do que houve entre Federico e David. Mas eu torço pra que isso se resolva tudo no próximo episódio. Até mais!

P.S.: Sobre a conversa que a Ruth teve com o florista gay foi muito gostoso de ver... mesmo que no início eu sentia que o homem tava recalcado com ela fazer todos os arranjos.
P.S.S.: Parte do David pedindo desculpas pro Keith por tudo que tinha acontecido = eu no chão.
P.S.S.S.: Me desculpando pelo "atraso" do texto. Tudo isso se deve ao fato de ser uma pessoa extremamente preguiçosa e não escrever isso rápido.
P.S.S.S.S.: As passagens do episódio sobre a homofobia me deu um aperto no coração muito forte. Eu não creio que o mundo possa se transformar num lugar acessível para o público LGBT mas ainda sempre vão existir pessoas que os aceitarão como são.
P.S.S.S.S.S.: Um minuto de silêncio para uma vítima desse mundo violento e intolerante:
Temos a certeza de que você não irá ao inferno.

Um comentário:

  1. Oi. Me chamo Giovanni.

    Toda vez que termino um episódio de Six Feet Under venho aqui ler a sua review.
    Adoro o blog e o conteúdo! ��

    ResponderExcluir