sábado, 9 de agosto de 2014

Six Feet Under - 1x13 - Knock Knock (Season Finale)

A morte é necessária para que a vida seja também necessária.

   E essa é a grande lição que Six Feet Under nos deixa em toda sua trajetória até agora. Sei que esse discurso já foi dito por mim várias vezes mas mais do que nunca ele foi tão verdadeiro como foi aqui. A série, mesmo com várias mortes acontecendo a cada episódio, fala sobre acima de tudo, a vida. Que a vida é algo muito breve. Nunca podemos saber quando ela se inicia e quando ela se encerra. E realmente o que foi dito é uma verdade: a morte é necessária para sabermos que ainda estamos vivos. De que a vida continua e que devemos aproveitar cada momento que temos de viver. Realizando um balanço desta temporada, Six Feet Under foi excelente, com episódios em sua maioria fantásticos e sua tendência é continuar com a mesma qualidade que sempre apresentou.

   O morto dessa semana teve uma das mortes mais bestinhas da série: morreu depois de uma bola de golfe bater na cabeça. Acabou. Mas nem foi uma pessoa qualquer, era a tia de Tracy, aquela garota chata que vai de velório em velório irritar todo mundo e que gosta do David. Como não podia deixar de ser, foi chata até no funeral, querendo dar pitaco em tudo quanto é coisa. Desde a música ao caixão, que jura de pé junto que a madeira dele está lascada e que por isso não vai usá-lo. Menina mimadinha, né? Pior que ela podia mudar tudo porque ela não assinou o contrato do serviço funerário. Então, já imagina como fiquei quando vi o Nate deixando ela no lugar que merece.

   E antes de passar para o assunto da família Fisher no geral, quero destacar o último diálogo que teve com o Nate e Tracy, com ela falando que a sua tia era a única pessoa que realmente a amavae perguntando sobre a morte. Foi um diálogo bem curtinho mas que achei muito bonito. 


"- Por que as pessoas têm de morrer? 
- Para fazer a vida importante. Nenhum de nós sabe quanto tempo tem. Por isso temos que tornar cada dia importante. Parece que sua tia Lilian fez exatamente isso. 
É, ela fez. 
- Então fique feliz por ela. Por uma vida bem vivida. É o máximo que qualquer um de nós pode querer."

   Agora falando dos personagens em geral, vamos a parte mais dramática do episódio. Depois daqueles momentos assustadores no episódio passado, aqui tivemos a "conclusão" de toda a história que envolve o Billy. Agora internado e mais controlado, ele recebe a visita de sua irmã. Achei bonitinho que ele quer que a irmã seja feliz com o Nate se assim ela quer. Foi a "benção" que o Billy deixou a Brenda. Deve ser por isso que a Brenda começou a conversar com o Nate sobre casamento enquanto dirigia. Só que duas coisas me intrigam tanto: por que só agora que resolve falar de casamento com Nate? E outra,vocês estão namorando faz alguns meses. Pra que tanta pressa e raiva de você, Brenda? Deu no que deu: uma discussão feia + gente distraída no volante = batida de carro. Ai temos uma terceira coisa que me deixou curioso: como é que uma batida tão "bestinha" fez Brenda ficar internada no hospital? (!!!)

   Quando pensava que o pior iria vir para a Brenda, eis a surpresa (que aliás, esse é o nome do episódio que foi escrito nos boxes de DVD's): quem pode tar correndo risco de vida por aqui é o nosso Nate, quando descobrem que ele tem provavelmente um AVM, que faz alguns dos seus vasos sanguíneos de seu cérebro ficarem dilatados, botando ele como uma pessoa com grandes chances de ter um derrame a qualquer momento. E claro, vem aquele momento triste em que começamos a pensar de que como é possível que alguém como o Nate Fisher, um homem que possui hábitos saudáveis possa estar "condenado" a algum derram. Claro que ele não tem uma sentença de morte assinada mas é um passo pra ir até o caminho. Acho que a partir daqui até o final da série veremos o Nate dar mais valor para a vida como um todo. Veremos com os outros episódios como vai se decorrer o restante dessa história.

   Indo para o outro Fisher, finalmente temos a cena do David assumindo sua homossexualidade para o povo da igreja. Claro que isso causou um alvoroço gigante e nem sei como é que deixaram ele fazer aquele discurso na missa? Aliás, adorei o discurso dele sobre se sentir envergonhado aos olhos de Deus mas não achei ele tão foda como eu queria imaginar... mesmo sabendo que aquilo foi um tapa na cara da sociedade cristã. #FATO E antes que esqueça, a conversa que ele teve com o Padre Jack, que tinha sido "acusado" de ser gay apenas por fazer o casamento de duas lésbicas, foi muito boa também. Só achei digno de pena ver que por mais que ele lute por algo melhor, a política da igreja não o deixa ir muito além e o Jack quer por agora, estabilidade. Mais uma vez Six Feet Under dando um tapa forte na igreja.

   Outra "ozadia" que a série deu aqui foram as cenas super hot entre dois velhos. HAHAHAHA. Não sei porque gostei de ver que a Ruth vai ficar agora com o Nikolai ao invés do outro. Deve ser por causa de como a mesma reagiu com muita classe e elegancia ao ser demitida (por pura birra, diga-se de passagem) e por terminar o namoro com o outro véio porque ele encontrou alguém melhor. Ela reagiu com uma aura tão positiva que pensei que ela ia se fazer de difícil pro Nikolai. Me enganei. Ao menos já deixou claro pra ele: "Quero ser sua amiga e sua amante. Não a sua esposa." Arrasou, sua linda. Sempre maravilhosa.

   E a última "ozadia" foi a trama da Claire e seu amor bandido por Gabe. Particularmente, eu gosto do relacionamento dos dois e acho bonito ver que a Claire se sente bem ao querer ajudar o Gabe depois do que aconteceu com o irmão dele. Mas o Gabe não tá se ajudando nem um pouco. Primeiro, temos ele passando várias noites fora de casa. Depois aconteceu a overdose proposital. E agora tem esse negócio do roubo na lojinha. Por hora não vimos acontecer nada de grave mas como filmaram tudo, nem duvido que isso repercurta na próxima temporada. Ai sim vamos até onde vai o amor que a Claire tem por ele. E sobre a festinha da "casinha" da amiguinha. Tão saudável, tão bonitinha. Todo mundo se drogando, fumando, cheirando,... Só coisas que bons amiguinhos fazem. Não é a toa que a partir daqui o Gabe voltou a ser v1d4 l0k4 de antigamente. Para tudo isso, peço duas coisas: Primeira, Gabe, tenta se recuperar. Fazer esse tipo de coisa não leva a lugar nenhum. Segunda, Claire, na próxima vez que escolher um namorado, vê se ele não é um drogado, okei?

   Por último, queria dar um destaque para a belíssima e poética cena da festa do batismo do filho do Federico que aconteceu momentos depois do funeral da Lilian. Curioso ver pessoas sorridentes e alegres comemorando a celebração do nascimento de uma nova vida momentos após a uma triste celebração do fim de uma outra vida, mostrando de uma forma bem interessante que assim que funciona o ciclo da vida: todos nós nascemos e morremos. E aceitar essa realidade da morte faz parte de nosso ciclo também. E ao ver o Nate feliz vendo toda a sua família e "nova família" (afinal, o próprio Federico considera todos os Fishers como parte da família dele) naquele ambiente foi um passo para a aceitação de que seu fim ainda vai chegar. Partir daquele momento, percebeu do quanto ele tem sorte de possuir uma família assim. Mesmo com todos os tipos de problemas que possuem (quantas vezes não disse por aqui que a família Fisher e Chenowith eram desfuncionais ao extremo?), todos ainda conseguem se conviver com harmonia e felicidade.

   Sei que o que disse pode ser apenas bobagem filosófica mas não posso não contar a forma de como interpretei esta cena, que se encerra com a imagem do Nate Sr. subindo as escadas após ver todos alegre depois de tanta coisa ter acontecido depois que ele morreu. Com essa felicidade, encerro os textos sobre a primeira temporada de Six Feet Under com a série tendo um saldo mais do que positivo e esperançoso de que sua segunda temporada seja tão sensacional como foi sua primeira. Então, até a próxima temporada!

P.S.: Achei as aparições do morto da semana passada bem medonhas. Mas sei lá. Me bateu uma felicidade quando vi ele todo "limpo" depois do David fazer o discurso.
P.S.S.: Adorei o diálogo mãe e filha de Ruth e Claire. E claro, também curti a "viagem de drogado" da Claire papeando com Nate Sr.
P.S.S.S.: Que ironia ver que o pessoal Kroehner "ofereceu" de forma bem acidente, mais um cliente pros Fishers. Mas achei bem troll o momento onde a outra mulher tava quase morrendo no campo.
P.S.S.S.S.: Não sabia que foto da criança fazendo boquete no padre é desse episódio. KKKKKKKKKK Eu jurava que era montagem ou zoeira na internet mas não. Era uma cena de Six Feet Under mesmo.


P.S.S.S.S.S.: Nunca antes um mugido foi tão constrangedor e assustador.
P.S.S.S.S.S.S.: Um minuto de silêncio para uma pessoa que teve uma das mortes mais "bobas" da série:
Sua sobrinha sente muito pela sua perda.

P.S.S.S.S.S.S.S.: Fazendo algo um pouco diferente, mais uma mensagem sobre o que realmente aprendi com a série inteira que acho que até repeti: Faça cada dia de sua vida valer a pena. Vida é curta e nunca saberemos do que nos espera no dia do amanhã. E é isso que Six Feet Under nos ensina.;)

UPDATE: Esqueci de falar que por aqui o Nate faz seu teste pra ser gerente de funerária pela segunda vez. Boa sorte pra ele novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário